Arqueólogo acredita que a tumba de Tutankhamon é de Nefertiti

Uma descoberta que, se for provada, pode revolucionar a egiptologia


O arqueólogo Nicholas Reeves sugere que a descoberta arqueológica mais importante do século está para acontecer, pelo menos na egiptologia.  A sua teoria muda tudo o que se pensava sobre Tutankhamon, que é, até então, a maior descoberta do campo no século 20, ao ter sido encontrada a sua tumba intacta no Vale dos Reis, no Egito, em 1922.

O faraó Tutankhamon faleceu durante a adolescência, em 1332 a.C. Reeves acredita que a tumba do jovem rei ainda não estava pronta no momento de sua morte. Com isso, ele teria sido enterrado na antecâmara da tumba de Nefertiti.

"Se isso for verdade, estamos encarando uma descoberta ainda mais importante do que a da tumba de Tutancâmon", disse Mamdouh al-Damaty, ministro de antiguidades do Egito, em entrevista à Reuters.

Analisando imagens da tumba, Reeves percebeu a existência de duas câmaras, e acredita que em uma delas se encontra a múmia da rainha Nefertiti. Foi realizada uma sessão de escaneamento do interior da tumba de Tutankhamon e foi encontrada uma área que emite bastante calor, talvez a evidência de que uma câmara secreta contenha o corpo de Nefertiti.

Fonte: Galileu

Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.