VILAREJO DE TIAHUANACO

Um lugar esquecido


Após passar muito mais tempo do que eu esperava em nas ruínas de Tiahuanaco e Puma Punko, devido à empolgação do que eu via, restou pouco tempo para conhecer os museus. O Museu Cerâmico possui alguns objetos da cultura tiwanacota e também múmias do período. O Museu Lítico possui algumas esculturas em pedra, inclusive uma monumental de cerca de 7 metros de altura. Interessantes, mas são pequenos, o tempo foi mais que suficiente para conhece-los.




Para fechar o passeio, fiz algo que poucos fazem e com certeza não está incluso nos pacotes turísticos: Fui caminhando até o centro do Vilarejo de Tiahuanaco. Principalmente na Igreja Matriz, totalmente feita com blocos retirados do sítio arqueológico. Pode-se perceber ali o destino de algumas pedras que descaracterizaram as ruínas antigas.












Terminado o dia de explorações, tentei encontrar uma van voltando para La Paz e aí começou o desespero, não havia nenhuma!

Fiquei esperando próximo às barraquinhas de artesanatos e recusei comprar lembranças ali por achar que no Mercado das Bruxas em La Paz seria mais barato. É, depois eu me arrependeria disse. Dica: negocie, mas compre nessas barracas que são mais baratas, principalmente no final do dia.

RETORNO PARA LA PAZ
Por fim achei o caminho de La Paz ao seguir andando até a estrada que eu cheguei na esperança de conseguir algum tranporte. Me parou uma van indo para El Alto, cidade da região metropolitana de La Paz. Voltei nessa van e, ao chegar em El Alto, me informei sobre uma van que passasse próximo ao Mercado de las Brujas.


GASTOS (fevereiro 2013)

Ônibus para Tiahuanaco – 8 Bs
Café da manhã – 25 Bs
Entrada nos locais turísticos – 80 Bs
Van para El Alto – 15 Bs
Van para o centro de La Paz – 3 Bs

 
MEU ROTEIRO

Anterior: PUMA PUNKO

Roteiro completo: MISSÃO BOLÍVIA

Próximo: LA PAZ

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.