SUCRE

A Capital Constitucional da Bolívia 


Chegando em Sucre pelas 7h da manhã, lavei o rosto na rodoviária (1 Bol), deixei a mochila numa porta "equipaje" do Terminal (3 Bs) e peguei um táxi (15 Bs) para a Plaza 25 de Mayo. As ruas históricas são todas pintadas de branco! 







PARQUE CRETÁCEO 

Andei pelas ruas e parei na Plaza 25 de Mayo, em frente a Catedral, no local onde chega o "Dinocar", transporte para o Parque Cretáceo (9h30, 12h e 14h). Passou das 10h e nada! Nenhum carro caracterizado como dinossauro. Achei que eu estava no local errado, mas era lá mesmo pois havia um casal (um peruano e uma russa!) com uma criança esperando. Ainda chegou um senhor aparentando ser britânico e me perguntou se ele estava no local correto. Eu confirmei, depois de perguntar 2 vezes para uma "flanelinha" boliviana se o Dinocar passava ali. Como a pontualidade boliviana se distinguia bastante da britânica, o senhor desistiu. Foi então que o peruano me perguntou se eu aceitava rachar um taxi até o parque. Como eu tinha um planejamento a seguir, concordei, pagando 15 Bs por pessoa.

O parque está localizado na área de uma grande produtora nacional de cimento onde se localiza o maior paredão com pegadas de dinossauro fossilizadas do mundo, mais de 5000 pegadas, algo único! 





O CENTRO HISTÓRICO 

Ao retornar para o Centro histórico, o táxi me deixou em La Recoleta, uma área histórica e bonita. por ser alta se pode tomar várias fotos da cidade. Descendo a pé até a plaza, achei um restaurante chinês com comida bem barata. Tinha até uma jarra de 1 litro de limonada por 6 Bs (menos que 2 reais!).








Fui no Museu de Arte Têxtil Indígena, na calle San Alberto 413, mas é bem pequeno, só vale para ver uma tecelã indígena tecendo in loco!

Também deu para conhecer a Casa de La Liberdad, local onde foi assinada a independência da Bolívia e o Mirante da Igreja de Felipe Nery, que abre a partir das 16h00. Lá em cima é muito bonito!









PARTIDA PARA POTOSÍ

Como eu havia comprado a passagem para Potosí, não me hospedei em Sucre, e parti às 18h00 numa viagem de 3 hs, custando apenas 17 Bs por pessoa.


GASTOS DO DIA

Banheiro – 1 Bs
Guarda bagagem – 3 Bs
Taxi para o centro – 15 Bs
Café da manhã – 25 Bs
Taxi para Parque Cretáceo – 15 Bs
Parque Cretácio – 30 Bs
Hospedagem no La Casona – 60 Bs
Almoço – 30 Bs
Passagem para Potosí – 17 Bs 


MEU ROTEIRO

Anterior: SAMAIPATA

Roteiro completo: MISSÃO BOLÍVIA

Próximo: POTOSÍ
 

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.