AREZZO


 Onde a vida é bela



CHEGADA EM AREZZO 

Cheguei de carro e teria que achar um lugar para estacionar. Sempre procuro um estacionamento mais distante mas que dê para caminhar até o objetivo, acho que é certeza de um local tranquilo e barato. 

Parei no parcheggio (estacionamento, em italiano) da Via Baldaccio, do lado das muralhas da cidade. Gostei dessa opção que cobrava 0,70 centavos a hora (o pagamento é feito na área superior do estacionamento).

Arezzo é uma cidade bem organizada em seus estacionamentos, com placas indicando o “P” de Parcheggio nas placas das vias principais. Também possui vários placares eletrônicos informando a disponibilidade de vagas. 
O estacionamento que encontrei fica bem próximo da entrada das muralhas


DENTRO DAS MURALHAS 

Arezzo foi uma cidade etrusca que preserva algumas construções na sua arquitetura. Hoje é uma cidade toscana que ficou famosa no cinema através do filme A Vida é Bela. Veja cenas do filme na cidade de Arezzo aqui.

Entrei pelas muralhas na Via Francesco Petrarca até a Piazza Guido Monaco. De lá, o bom é seguir pela tranquila Corso Italia (depois da praça, a segunda a esquerda na Via Roma) até a Igreja de Santa Maria della Pieve. 
Muralhas do centro histórico de Arezzo

Guido Monaco d´Arezzo  foi um monge e regente do coro da Catedral de Arezzo

Apesar de ser uma cidade grande, é uma tranquilidade só

 Corso Itália

Igreja de Santa Maria della Pieve: registrada como existente desde o ano de 1008

Entalhes na rocha e "demônios" esculpidos da arte antiga da Igreja

A torre em estilo romanesco foi finalizada em 1330


PIAZZA GRANDE 

Atrás da antiga igreja de Santa Maria della Pieve está a Praça Grande, excelente lugar para fotos e onde está localizado o Palazzo della Fraternitá dei Laici, local cujo estilo partiu do gótico até o renascentista. A obra mais famosa é a Madonna della Misericordia di Bernardo Rossellino. Mais informações aqui.

A decoração da fachada foi feita de acordo com o projeto de Giorgio Vasari, assim como os arcos que formam a área coberta na lateral da praça (em italiano chama-se Loggia). 

Piazza Grande de Arezzo

 O pavimento da Piazza Grande é inclinado, de tijolo vermelho com calcário e linhas geométricas

 Palazzo do Tribunal e Fraternitá dei Laici (ao fundo) e a Loggia Vasari (minha esquerda)

 Detalhe do relógio astronômico do Palazzo della Fraternitá dei Laici (Séc 14-15)

Fundos da Igreja Santa Maria della Pieve ao lado do Palácio do Tribunal

Loggia projetada por Giorgio Vasari


 CATEDRAL DE SAN DONATO 

Ao subir a rua em direção a Catedral de San Donato, passei pela Biblioteca de Arezzo também com uma bela fachada e pela Piazza Duomo que forma um parque público aos fundos da Catedral. Como todo parque europeu, é local de reunião de jovens sentados na grama, seria a praia deles!

Na catedral, ou duomo, está sepultado Donato, santo da igreja católica decaptado em 363 d.c. A catedral também é famosa pelo vitral do século 16 e por um pequeno afresco de Maria Madalena, de Piero della Francesca. A igreja se destaca ainda pelo seu campanário gigante que fica na Piazza Duomo.

Na Piazza dei Duomo também se encontra a Diocese e o Museu do Duomo que apresenta três crucifixos de madeira dos séculos 12 e 13, além de pinturas de Vasari. 

Na subida até o Duomo

Biblioteca de Arezzo

Parque público aos fundos da Catedral

 O gigante Campanário de Arezzo, ao fundos da Catedral de San Donato

Sino antigo da Catedral

Uma freira macabra ilustra o sino. Com essa cara, estaria ela de TPM?

Catedral de São Donato

A fachada da igreja de estilo gótico permaneceu inacabado, e foi adicionado no século 20.

Quase em frente à Catedral está a Piazza della Libertá


CASA DE VASARI 

Giorgio Vasari foi um famoso artista e arquiteto nascido em Arezzo em 1511. Recebeu várias encomendas de arte dos Médici, em Florença, Roma, Nápoles e Arezzo. Dentre os trabalhos que realizou estão a parede e o teto da sala principal do Palazzo Vecchio, alguns afrescos no Duomo Santa Maria del Fiore, a Loggia do Palazzo degli Uffizi e a passagem que o conecta ao Palácio Pitti através da Ponte Vecchio (todos em Florença). Também trabalhou com Giacomo Vignola e Bartolomeo Ammanati na mansão do Papa Júlio II (a Villa Giulia), em Roma.

Com toda a fortuna que juntou ao longo da carreita, construiu para uma mansão em Arezzo que hoje é o museu, localizado na Via XX Settembre, 55. Informações sobre o preço da entrada e os horários de visitação aqui.

A partir da Catedral, segui pela Via Ricasoli até a casa de Vasari


Eis a Casa de Vasari que, por fora, não é grande coisa...

... mas por dentro é uma obra de arte!

BASILICA DE SÃO FRANCISCO 

Seguindo pela Via Cavour e depois Via San Francesco, cheguei próximo a Basílica, que fica na Via Guido Monaco, 11. A atração dessa igreja são afrescos de Piero della Francesca ilustrando a história da cruz. Funcionamento:
- De 09h às 18h30 (seg à sex)
- De 09h às 17h30 (sáb)
- De 13h às 17h30 (dom)
Valor do ingresso: 6 euros.
Existe a opção de comprar um “ingresso combo” (Basilica + Casa Vasari + Museu Medieval + Museu Arqueológico) – 10 euros. A reserva pela internet custa mais 2 euros.
Mais informações sobre a obra de arte aqui.

Via Cavour

 No caminho, a Chiesa della Santissima Annunziata
 
Cafe dei Costanti (esquerda) e Igreja de São Francisco (direita)

 Afresco de Piero della Francesca

ORA DI PRANZO! 

Uma opção para o almoço (pranzo) é o Cafe dei Costanti, famoso pela sua elegância. Fica na Via San Francesco, 19, em frente a Basílica de São Francisco. No happy hour oferece o serviço em que o cliente pede um bebida a partir de 8 euros e tem direito ao buffet sem limites!

Apesar da badalação do Cafe dei Costanti, preferi comer num lugar mais tranquilo e barato, a alguns metros dali, no Caffe della Fiera, em frente ao largo da Parrocchia di Badia. Um lugar pequeno com mesas numa praça muito agradável e Menú Turístico (primeiro prato, segundo prato e uma bebida) a 11 euros. Comi um spaguetti ao molho pesto com polpettoni. 

O humilde Caffe della Fiera. As mesas ficam na praça em frente.

Menú turístico a 11 Euros: primeiro prato + segundo prato + vinho


CEMITÉRIO DE COMBATENTES DA 2ª GRANDE GUERRA 

Ao deixar o centro urbano em direção à autoestrada, me deparei com um local pouco conhecido de Arezzo: O Cemitério de Guerra de Arezzo. O cemitério fica na Strada Regionale 69, em direção a Siena, depois da rotatória. Descobri o cemitério por acaso e fiz meia volta com o carro para ver de perto.

 Da estrada se pode observar a entrada memorial do cemitério

Um período de tempo que marcou tanto o mundo

 "Imensa formação de brancas cruzes" (Poema Lembrai-vos da Guerra)

Curiosidade: A obscura porta intitulada "Cemetery Register" é comum em alguns cemitérios turísticos pelo mundo. Normalmente é onde fica o livro de visitantes.

Local que guarda o livro de registro de visitantes

PRÓXIMO DESTINO: SIENA 

Em uma distância de 72,6 Km pelas estradas, está a cidade de Siena, mundialmente conhecida devido ao seu centro histórico registrado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Leia mais em: Siena 


GASTOS (abril 2014) 

Almoço – 11 euros
Estacionamento (4 horas) – 2,80 euros 


LINKS ÚTEIS 


Diocesi de Arezzo - http://www.diocesiarezzo.it/



MEU ROTEIRO

Anterior: ASSIS 

Roteiro completo: MISSÃO ITÁLIA

Próximo: SIENA 

Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.