TRANSLADO ATÉ PUNTA DEL LESTE

Começando a aventura uruguaia


Vista aérea do Rio da Prata na chegada
O Uruguai é um pequeno grande país. Localizado entre a Argentina e o Brasil, pouca gente percebe sua discreta presença, mas com certeza ele possui história e belezas a se descobrir. Já foi denominado como a Suíça das Américas. Possui uma pequena população, concentrada quase que totalmente em Montevidéu. Não é tão barato viajar por aqui, mas se percebe que o país possui uma boa estrutura em suas cidades, pessoas educadas e prestativas, valorização da educação e do turismo, etc. 
Restituição de bagagens bem organizada


PUNTA SERÁ SÓ O COMEÇO 

Saí do Rio, passando por Guarulhos e chegando no aeroporto de Carrasco, Montevidéu, por volta de 13:00. Dizem que o Free Shop de Carrasco possui preços baixos. Eu não quis gastar, então não comprei nada. 
Duty Free de Montevidéu

A migração foi muito tranqüila, não perguntaram nada. Ao sair no saguão do aeroporto, passando ainda pela porta externa, e seguindo para a direita, tem uma loja da COT, empresa de ônibus que liga Montevidéu a Punta. Comprei a passagem e segui para Punta del Leste. O ônibus vem do terminal Tres Cruces em Montevidéu, passa uns 25 minutos depois no aeroporto, bem em frente a loja da COT.
DICAS 

1) só faça o câmbio do dinheiro necessário, a cotação é péssima no aeroporto.
2) Pegue mapas das cidades do Uruguai na info turística, no saguão do aeroporto. 









Existe a opção de alugar um carro no aeroporto e seguir pela estrada para Punta del Leste. São 115 Km ou 1h40min. Para quem dois pedágios, um no km 32 e outro no km 80. O custo de cada um é de 50 pesos uruguaios. 

 Ponto onde passa o ônibus da COT no aeroporto
  

PUNTA DEL LESTE 

Chegada em Punta del Leste

Cheguei em Punta e segui procurando uma hospedagem. Como era baixa temporada, havia muitos hotéis/hostels fechados. Na Calle Emílio Sader havia 2. Um fechado (Trip Hostel) e outro bem em frente, com uma galera fumando maconha. Esse era U$ 25, mas não gostei do ambiente.


Existe o Hostel 1949 na Calle Las Focas, mas também estava fechado. Outra opção barata é o Hotel Gaudi, bem ao lado da rodoviária. Eu fiquei no Hotel Shelton na Calle Inzaurraga, bem localizado e também próximo ao terminal. Outras opções mais baratas seriam hostels na Playa da Barra, mas é longe do centro e eu ainda gastaria com transporte. Para mim, sempre é bizu ficar perto da rodoviária.

O recepcionista do Hotel Shelton falava bem o português e me explicou que existem matérias obrigatórias de idioma inglês, francês e português nas escolas para incentivar o trabalho com turismo.

A noite ventava muito e fazia frio. Andei pelo centro de Punta, já reconhecendo o que fazer no dia seguinte.
 Cassino de Punta
Placas com a distância das cidades. E lá está o Rio de janeiro

Jantei no Porto, no Restaurante Napoleon. O local é alto nível e não tinha muita opção pois a maioria dos estabelecimentos da cidade estavam fechados. 
Porto de Punta à noite e suas lanchas


GASTOS DO DIA 

Passagem para Punta - 195 pesos
Hotel Shelton - U$ 60
Jantar Restaurante Napoleon - R$ 36 


MEU ROTEIRO

Próximo: PUNTA DEL LESTE

Roteiro completo: MISSÃO URUGUAI-ARGENTINA

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.